Barra
segunda-feira, janeiro 27, 2025
Início » Tribunal Da ONU Determina Suspensão De Ações De Israel Em Rafah | CNN Brasil

Tribunal Da ONU Determina Suspensão De Ações De Israel Em Rafah | CNN Brasil

por Emilly Carvalho

A Corte Internacional de Justiça, o principal tribunal das Nações Unidas, ordenou que Israel suspenda imediatamente a sua controversa operação militar na cidade de Rafah, no sul de Gaza, aumentando ainda mais a pressão internacional sobre Israel devido à sua guerra contra o Hamas.

O Corte Internacional de Justiça (CIJ) em Haia, na Holanda, tomou a decisão como parte do caso em curso movido pela África do Sul, que acusa Israel de genocídio.

As decisões do tribunal são finais e vinculantes, mas o tribunal não possui um mecanismo para aplicá-las e elas foram ignoradas no passado.

Este desenvolvimento ocorre num momento em que Israel enfrenta uma crescente pressão internacional e interna para acabar com a guerra em Gaza.

Nesta semana, o promotor do Tribunal Penal Internacional (TPI), um outro tribunal separado em Haia, solicitou mandados de prisão para os líderes do Hamas, bem como para o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o ministro da Defesa, Yoav Gallant, sob acusações de crimes de guerra e crimes contra a humanidade.

As famílias dos reféns israelenses detidos no território também aumentaram a pressão sobre Netanyahu para que trouxesse os cativos para casa, divulgando imagens gráficas de mulheres das Forças de Defesa de Israel antes de serem raptadas.

(Em atualização)

você pode gostar

Deixe um comentário