A Rússia intensificou seus esforços de desinformação para desacreditar o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e levantar questões sobre sua legitimidade nos últimos meses, conforme observado pelas agências de inteligência dos Estados Unidos.
Uma avaliação de inteligência recentemente, compartilhada com a CNN, diz que a Rússia aproveitou vários eventos recentes para alimentar críticas sobre as habilidades de Zelensky e o seu lugar como líder da Ucrânia, disse um alto funcionário do governo de Biden em uma entrevista.
A Rússia vem espalhando desinformação sobre Zelensky desde antes do início da guerra, mas a inteligência recente mostra que “está definitivamente aumentando”, disse a autoridade.
A inteligência indica que a Rússia destacou duas áreas principais nesse recente impulso de desinformação: a retirada da Ucrânia da cidade oriental de Avdiivka e o fato de que a Ucrânia adiou sua eleição presidencial prevista para para março devido à guerra.”
Impactos mais amplosOs EUA estão mais preocupados com o impacto da desinformação nos países estrangeiros do que com a confiança dos ucranianos em Zelensky, disse a autoridade.
“É por isso que estamos informando nossos aliados e parceiros sobre isso”, disse o funcionário. “Queremos garantir que esse tipo de desinformação russa não aconteça e, para outros países que talvez não percebam, eles [os ucranianos] não podem realizar eleições porque estão em estado de lei marcial como consequência da guerra da Rússia’.”
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
versão original