Encenação tradicional do calendário cultural pernambucano traz nova abordagem cênica, protagonismo feminino e integração entre os Testamentos. Acesso é totalmente gratuito
Consolidada como uma das encenações mais tradicionais da Semana Santa em Pernambuco, a Paixão de Cristo de Casa Amarela chega à sua 23ª edição em 2025 com novidades que prometem emocionar o público. O espetáculo acontece entre os dias 17 e 19 de abril, sempre às 20h, na Concha Acústica do Sítio Trindade, na Zona Norte do Recife, com entrada gratuita.
Reunindo cerca de 100 pessoas entre atores, figurantes e equipe técnica, a montagem deste ano traz mudanças significativas em sua concepção cênica. A proposta é estreitar a relação com o público e conferir maior dinamismo à narrativa, que mescla tradição e inovação tecnológica.

Na montagem deste ano, a Paixão de Cristo de Casa Amarela chega com modificações importantes para dinamizar cenicamente o espetáculo. Entre elas, uma apresentação com maior aproximação do público; ampliação dos personagens femininos, dando destaque a Maria, mulheres que choram, Maria Madalena e inclusão da cena da Samaritana; e articulação do Novo Testamento com o Antigo para contextualizar o momento histórico em que se passa a vida de Jesus Cristo.
Dividida em 16 cenas, a encenação utiliza recursos visuais como vídeo mapping — com projeções em laser —, além de explorar os ambientes naturais do Sítio Trindade, o que confere um caráter imersivo e único à experiência. A direção é assinada pelo professor Zezo Oliveira, com longa trajetória nas áreas de educação, arte e gestão cultural.

Um dos momentos mais emocionantes da peça é protagonizado pelo ator George Floro Acioly, que interpreta Jesus Cristo e contracena com sua mãe na vida real, Marly Floro Câmara, no papel de Maria. A parceria de longa data entre os dois artistas empresta ainda mais intensidade e verdade às cenas.
A Paixão de Cristo de Casa Amarela é construída, em sua maioria, por moradores do próprio bairro, que se reúnem anualmente para manter viva uma das manifestações mais simbólicas da cultura popular pernambucana. O espetáculo conta com o apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura, além do incentivo de comerciantes locais.
SERVIÇO:
23ª Paixão de Cristo de Casa Amarela
Quando: 17, 18 e 19 de abril
Horário: 20h
Local: Sítio da Trindade, Estrada do Arraial, n° 3259 – Casa Amarela
Acesso gratuito