A Argentina expressou repúdio ao incidente com Donald Trump em um comício nos EUA, em um comunicado oficial neste sábado (13).
“O presidente Javier Milei expressa seu mais energético repúdio à tentativa de assassinato contra o ex-presidente e candidato a presidência Donald Trump”, escreve no comunicado.
O governo da Argentina foi o primeiro a reagir ao episódio publicamente.
pic.twitter.com/wCygr863t7
— Oficina del Presidente (@OPRArgentina) July 13, 2024
Na sua conta pessoal, Milei também escreveu:
“Todo meu apoio e solidariedade ao Presidente e candidato Donald Trump, vítima de uma covarde tentativa de assassinato que colocou em risco sua vida e a de centenas de pessoas.”
Ele acrescenta: “Não surpreende o desespero da esquerda internacional que hoje vê como sua ideologia nefasta expira, e está disposta a desestabilizar as democracias e promover a violência para se enraizar no poder. Com pânico de perder nas urnas, recorrem ao terrorismo para impor sua agenda retrógrada e autoritária”.
“Espero a rápida recuperação do Presidente Trump e que as eleições nos Estados Unidos sejam realizadas de forma justa, pacífica e democrática.”, conclui o presidente no X.
Todo mi apoyo y solidaridad al Presidente y candidato Donald Trump, víctima de un COBARDE intento de asesinato que puso en riesgo su vida y la de cientos de personas.
No sorprende la desesperación de la izquierda internacional que hoy ve cómo su ideología nefasta expira, y está… pic.twitter.com/iWN9Q7YFXX
— Javier Milei (@JMilei) July 14, 2024
Ex-presidente Cristina Kirchner também reagiu ao episódioA ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que também sofreu tentativa de assassinato, escreveu no X:
“Há alguns instantes acabo de ver na televisão imagens terríveis. Toda minha solidariedade com o ex-presidente dos EUA e atual candidato Donald Trump pelo atentado que sofreu há umas horas no estado da Pensilvânia. Acho que não é necessário esclarecer que não temos as mesmas ideias: o respeito à vida dos nossos semelhantes está acima de toda diferença política ou ideológica.”
Hace unos instantes acabo de ver en la televisión imágenes terribles. Toda mi solidaridad con el ex presidente de los EE.UU. y actual candidato Donald Trump por el atentado que sufriera hace unas horas en el estado de Pensilvania. Creo que no es necesario aclarar que no tenemos…
— Cristina Kirchner (@CFKArgentina) July 13, 2024
Trump foi ferido em comício nos EUA, veja imagens: 1 de 6
O ex-presidente Donald Trump foi retirado do palco em um comício na Pensilvânia, nos Estados Unidos, neste sábado (13). Crédito: Anna Moneymaker/Getty Images
2 de 6
Donald Trump, é levado para fora do palco um ferimento no rosto e estava sangrando. Crédito: Anna Moneymaker/Getty Images
3 de 6
Grandes estrondos foram ouvidos antes da queda de Trump. Crédito: Anna Moneymaker/Getty Images
4 de 6
Os agentes do Serviço Secreto então o ajudaram a se levantar. Crédito: Anna Moneymaker/Getty Images
5 de 6
Posteriormente, o ex-presidente foi levado para um veículo e retirado do local. Crédito: Anna Moneymaker/Getty Images
6 de 6
Jornalistas que estavam no local relataram que ouviram “uma série de fortes explosões ou estrondos” antes que agentes do Serviço Secreto corressem em direção a Trump. Crédito: Anna Moneymaker/Getty Images