A manifestação cultural mais vibrante do Agreste pernambucano, o Carnaval de Zé Puluca, está prestes a ganhar uma homenagem merecida e grandiosa. O documentário “Zé Puluca, o Gigante de Bom Conselho” terá seu lançamento neste domingo, 09 de novembro de 2025, em um evento que promete ser uma verdadeira “Apoteose do Zé Puluca” na cidade natal da festa.
O projeto, que visa registrar e salvaguardar a primeira década de existência desta tradição que anualmente arrasta multidões, é uma iniciativa da Lei Paulo Gustavo, contando com o essencial apoio do Governo Federal (Ministério da Cultura) e do Governo do Estado de Pernambuco (Secretaria de Cultura).

A celebração de lançamento se inicia às 18 horas com um vibrante cortejo cultural. O desfile partirá do Centro Esportivo e Lazer José Feliciano dos Santos (Beira Rio), prometendo reviver o esplendor do Carnaval.
O público poderá acompanhar Bonecos Gigantes que representam personalidades históricas da cidade, Porta-Estandarte e Passistas de Frevo da Companhia da Professora Adriana do Frevo, além da inconfundível sonoridade da Orquestra de Frevo do Maestro Henrique César.
O destino final do cortejo é o Pátio do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, onde a festa culmina com a aguardada exibição do documentário. No local, os personagens Mateus e Catirina farão as honras para receber o público antes da sessão gratuita.
O Documentário: Uma Década de História
O documentário “Zé Puluca, o Gigante de Bom Conselho” retrata a trajetória da festa que se consolidou como a que concentra a maior quantidade de bonecos gigantes da região e que, há onze anos, colore o município de Bom Conselho.
O filme é fruto de uma pesquisa minuciosa do produtor cultural Carlos Alberto, idealizador do projeto, e utiliza um rico acervo de fotografias e novas imagens para narrar a história.
“A ideia é mostrar como a festa movimenta e encanta o município no período do Carnaval, salvaguardando essa primeira década de existência,” afirma a produção.
O roteiro incluiu depoimentos de artistas renomados que já se apresentaram no evento, como André Rio, Maestro Spok, Maestro Forró, Maestro Ademir Araújo, Mestre Galo Preto e tantos outros mestres da cultura pernambucana.
O registro da tradição incluiu até mesmo um arrastão realizado no Paço do Frevo, no Recife, para reviver a atmosfera do desfile do interior.
A produção executiva do documentário é de Margareth Alvarez e Elisângela Nascimento, e direção de André Rio.
A Origem da Festa: Homenagem a Zé Puluca
A autêntica festa de rua, que hoje é Patrimônio Cultural e está incluída no calendário oficial de eventos do estado e do município, leva o nome do músico, maestro e compositor José Duarte Tenório, conhecido como Zé Puluca.
Nascido em Bom Conselho, Zé Puluca é autor de mais de 200 composições. Sua paixão pelo Frevo se tornou a bandeira principal da festa, que mescla a música com figuras alusivas à cultura local. Grandes nomes apoiaram e passaram pela festa ao longo desses 10 anos, como Alceu Valença e o Mestre Ariano Suassuna, patrono do Carnaval de Zé Puluca.
SERVIÇO:
Evento: Apoteose do Zé Puluca
Data: Domingo, 09 de novembro de 2025
Horário do Cortejo: 18h
Ponto de Partida: Centro Esportivo e Lazer José Feliciano dos Santos (Beira Rio)
Exibição: Pátio do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho (gratuita)

















