Espetáculo, que já passou por 20 cidades do estado e acumula prêmios, é idealizado pelo Centro de Criação Galpão das Artes, de Limoeiro
O riso, a poesia e o engenho nordestino invadem o palco do Teatro Arraial Ariano Suassuna, no Recife, com o espetáculo “O Peru do Cão Coxo”, idealizado pelo Centro de Criação Galpão das Artes, de Limoeiro (PE). As apresentações acontecem na sexta (24) e no sábado (25) de outubro, sempre às 19h, trazendo ao público uma divertida farsa que mistura cordel, trapaças e humor popular.
Com ritmo popular, poesia e o tempero do humor nordestino, “O Peru do Cão Coxo” presta homenagem à tradição da comédia farsesca, marcada por personagens caricatos, linguagem viva e crítica social embalada por gargalhadas. A montagem é dirigida por Charlon Cabral, com direção musical de Aldemir Freire e direção de arte e figurino de Thiago Freitas, que também assina a criação do cenário ao lado de Cabral.

Ambientada no sertão arretado de Taperoá, a história gira em torno de Joaquim Simão, um poeta sonhador, e sua esposa Nevinha, que acabam envolvidos em uma rede de intrigas comandada pelos trapaceiros Aderaldo Catacão e Clarabela. Esta, uma pseudo-intelectual de gosto duvidoso, nutre um amor escancarado por Joaquim, enquanto Aderaldo tenta conquistar Nevinha. Mas os planos dos dois ricos espertalhões não saem como o esperado — e acabam sendo enganados por uma dupla ainda mais ardilosa: Cão Coxo e Cão Caolho, perdendo tudo…inclusive o peru!
O espetáculo é mais um fruto da trajetória criativa do Centro de Criação Galpão das Artes, que há 25 anos se consolida como polo de resistência e efervescência cultural no agreste pernambucano. Localizado em Limoeiro, o grupo mantém um teatro próprio, promove formações artísticas e já levou espetáculos para diversos cantos do Brasil e até para o exterior, incluindo apresentações na Universidade de Coimbra, em Portugal.
Além de montagens consagradas de Ariano Suassuna, como O Caso do Novilho Furtado e A Inconveniência de Ter Coragem, o Galpão segue firme com repertórios voltados à infância e à memória popular, reforçando o compromisso com a cultura e o teatro de raiz.
“O Peru do Cão Coxo” já circulou por 20 municípios pernambucanos e acumula diversos prêmios e reconhecimentos. Entre eles, o de Melhor Figurino, concedido a Thiago Freitas, e a indicação de Melhor Atriz para Gaby Salles, ambos no Janeiro de Grandes Espetáculos 2020; o Prêmio Pernalonga (2022), promovido pela Fundarpe/Governo de Pernambuco; e o Prêmio Ariano Suassuna – Categoria Cultura Popular (2023), também pela Fundarpe/Governo de Pernambuco.
Elenco: Geraldo Cosmo, Charlon Cabral, Gaby Salles, Dvson Alves, Patrícia Assunção e Thiago Freitas.
Direção geral: Charlon Cabral
Produção: Centro de Criação Galpão das Artes – Limoeiro/PE
Direção de arte, figurino, cenário e adereços: Thiago Freitas
Criação de cenário: Charlon Cabral
Costureiro: Wellington Pereira
Direção musical: Aldemir Freire
Designer gráfico: Carlos André
Serviço:
Espetáculo O Peru do Cão Coxo
Quando: Sexta (24) e sábado (25) de outubro
Horário: 19h
Local: Teatro Arraial Ariano Suassuna – Recife/PE
Ingressos: R$ 40 (inteira) | R$ 20 (meia)
Vendas: https://ticketsimples.com/ingressos/o-peru-do-cao-coxo